Nov 30

Tipos de tênis e suas ocasiões

Todas as vezes que vamos procurar um tênis para comprar, precisamos ter em mente para qual será destinado o seu uso, onde vamos usá-lo, qual o estilo que queremos ou que temos, etc.

Nas lojas, há uma variedade tão grande e na maioria das vezes ficamos em dúvida sobre qual escolher. Mas, leve sempre em consideração que o tênis precisa ser confortável e que atenda às suas necessidades.

Por isso, vou te dar uma ideia dos principais tênis que existem e para quais ocasiões são destinados.

Você já deve ter visto que para cada tipo de esporte, há um tipo de tênis específico. Veja abaixo alguns modelos de tênis esportivo

Tênis para Caminhada

A caminhada é o tipo de atividade física mais praticada pelas pessoas. Pense que não basta ter um design bonito, o tênis precisa e deve ser confortável, além de proporcionar uma estabilidade para evitar lesões, por exemplo.

Tênis para Corrida

Normalmente, esse tipo possui amortecedores a fim de reduzir o impacto. São mais altos para que os pés não fiquem muito próximos ao chão. O calcanhar toca primeiro o chão, e dessa forma o amortecedor absorve em grande parte o impacto durante a corrida.

A ventilação também é importante para que não haja o acúmulo de umidade nos pés.

Precisa ser macio e confortável. Procure saber mais sobre os tênis de corrida.

Tênis Minimalistas

Também são para corrida mas seu desenho é mais baixo e possui menor sistema de amortecimento. É muito leve e os pés ficam mais próximos ao chão.

Alguns especialistas afirmam que as pessoas precisam fazer mais esforço físico, principalmente na panturrilha e no pé.

A ideia é que o corredor tenha a sensação de estar correndo descalço.

Tênis Adventure / Trekking

Chamados de tênis para montanha. Precisam ter um solado que se adapte à aderência do terreno. O solado é mais duro justamente em razão das irregularidades do terreno e assim pode prevenir lesões, torsões e tropeços.  

Tênis de Atletismo

São mais leves e baixos. São chamados de sapatilhas e possuem uma estrutura com a finalidade de aumentar a aderência ao solo. Mas, neste caso, essas estruturas localizam-se na parte da frente do solado.

Tênis para Basquete

São altos na altura do tornozelo, parecem uma bota. E são dessa forma para auxiliar na estabilidade.

Tênis para Vôlei

Geralmente, há um bom amortecedor na parte da frente para diminuir o impacto dos saltos dos atletas. E seu solado é emborrachado, com ranhuras, para ter mais estabilidade na quadra e não escorregar.

Tênis para Futsal e Futebol

Existe uma grande variedade desses tênis pois o futebol é o esporte mais praticado no país.

Os dois se diferenciam em alguns aspectos: os tênis para futebol são chamados chuteiras e possuem travas no solado. E os de futsal, seu solado é emborrachado, para criar uma maior aderência ao solo.

Tênis para jogar Tênis

 Vai depender do tipo de quadra na qual o esporte é praticado. Independentemente da quadra, devem ser bem ventilados e com amortecedores pois os deslocamentos são exigidos nesse esporte.

Tênis para Academia

Devem ser o mais confortável possível e dependendo do que você for fazer, os amortecedores dianteiros são importantes.

Tênis Casual

São aqueles que usamos para nossos momentos de lazer, como por exemplo, ir ao shopping, fazer um passeio, etc.

Exigem pouca movimentação do corpo e são mais descontraídos.

Os tênis para a prática de esportes são projetados para evitar possíveis problemas das articulações, joelhos, quadris e coluna.

Por isso, há a necessidade de escolher o tênis certo para cada ocasião.

Antigamente, as pessoas só usavam tênis para as práticas esportivas mas hoje as coisas mudaram. Muitos homens os combinam com seus ternos e as mulheres fazem excelentes combinações com seus vestidos e saias.

Atualmente, a tecnologia está tão avançada nesse segmento e os fabricantes estão cada vez mais preocupados com o bem-estar das pessoas. Projetam tênis mais específicos para cada ocasião e elaborados para cada tipo de pisada.

Seria interessante você saber qual o tipo de pisada que tem. Dessa forma, você poderia escolher um que seja mais confortável e que não lhe traria qualquer problema.

Vou dar para você uma explicação bem fácil: existem 3 tipos de pisadas – pronada, supinada e neutra.

A pisada promada (para dentro) é quando se começa pisando com o lado externo do calcanhar e depois com a parte perto do dedão. Nesse caso, os tênis mais indicados são aqueles que têm amortecimento e atuem sobre o controle de estabilidade.

A pisada supinada (para fora) é aquela começando a pisar com o lado externo do calcanhar e acaba com a parte do dedinho. Os tênis para quem têm esse tipo de pisada precisam ter amortecedores bem reforçados.

E, a pisada neutra (normal) é quando se começa pisando com o lado externo do calcanhar e finaliza com o centro da planta do pé. Esse tipo é mais comum e basta um amortecimento leve.

Se você puder escolher um tênis de acordo com a sua pisada, sua durabilidade vai ser bem maior.

Dicas

  • Em ocasiões mais casuais, escolha tênis brancos, pretos ou marrons. Existem alguns modelos estilo vintage que se encaixam muito bem nessas ocasiões.
  • Os tênis com tons claros são ideais para um visual mais descontraído e ao mesmo tempo elegante.
  • Combine um tênis com solado grosso, se possível de couro, com a alfaiataria. Pode até ser usado em um ambiente de trabalho informal.
  • Não se arrisque a ir a um evento mais formal com um tênis, exceto se você tiver perfil para isso.
  • Os tênis de cano alto ficam melhor em quem tem canela mais fina.
  • Os Keds combinam muito com vestidos curtos, shorts ou mini-saia.
  • Se o traje de um evento for social, não vá de tênis. O melhor a usar são os saltos ou sapatilhas mais finas.

Então, lembre-se que, os tipos de tênis têm relação às suas necessidades e ao seu estilo. É sempre bom levar em consideração, antes de adquirir um, analisar muito bem para que seja principalmente o mais confortável possível.

Nos dias de hoje, existe uma variedade enorme de marcas e modelos disponíveis.

Com certeza, você encontrará um tipo de tênis para a ocasião que deseja.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.